Depois de muito me perguntarem sobre minhas fotos de flat lay no instagram, resolvi finalmente falar como faço minhas fotos e dar algumas dicas para quem quer fazer fotos desse gênero. Essas fotos tem um nome especifico, chamam-se flat lay.
O flat lay é uma tendência de design e surgiu originalmente em 1987 através no método de organização criado por Andrew Kromelow nomeado de “knolling”. Andrew pegou objetos aleatórios e os organizou em uma superfície plana. O método de organização foi mais tarde utilizado pelo artista Tom Sachs onde gerou fotografias dessas superfícies.
O Instagram é uma ferramenta fantástica para encontrar um público e conectar-se a eles de uma maneira única e pessoal. A minha maneira favorita de me conectar com meus seguidores no Instagram são com fotografias, porque eu amo fazer e também porque eu amo partilhar coisas bonitas.
O flat lay é uma maneira incrivelmente fácil de mostrar itens incríveis que você possui, fazer publicidade de algum produto, contar uma história e alcançar um público que partilha do mesmo interesse. Eles são simples de fazer, podem ser fotografados em praticamente qualquer lugar. E, claro, tudo que você precisa é do seu telemóvel, uma câmera se a tiver, iluminação e criatividade. Aqui estão algumas dicas e truques que irei partilhar com vocês.
Dicas para um flatlay criativo
- Escolha um fundo neutro, como um branco básico ou, dependendo do assunto, um piso de madeira, uma escrivaninha, uma mesa, ou até um edredom
- Reúna alguns elementos interessantes e capriche na disposição deles, a composição é fundamental
- Acredito no poder da narrativa e que uma imagem sempre passa alguma história. Pode ser algo simples como uma xícara de café e um pão com manteiga, ou a disposição de itens da próxima viagem, ou o um outfit do dia, tanto faz, apenas a foto deve contar uma história e não apenas mostrar uma coleção de itens.
- Utilize plantas, pequenos vasos, eles são ótimos adereços de fotografia. Eu amo usar minhas plantas para adicionar cor e textura a foto.
- Uma boa iluminação é vital para uma boa foto, a melhor luz é uma luz suave, natural e sem luz direta do sol.
- Depois da foto feita vem a pós-produção, o editor que uso é o lightroom, mais tem uma infinidade de editores no mercado.
Dicas de edição: aumente os detalhes da sua foto, realçar as cores, aumente o brilho da foto para fazer as cores estourarem um pouco mais e parecerem mais brancas.
Alguns itens interessantes para a composição do flat lay:
- Velas
- Fios de luzes
- Flores
- Vasos de planta
- Livros
- Xícaras (Chá ou café)
- Revistas
- Maquiagens
- Produtos de beleza.
Quando faço minhas fotos eu dedico três horas do meu dia para a produção. Separação e itens que vou usar, criar cenas, rendem no mínimo umas três fotos e no máximo seis. Sempre adoro o resultado e agora que tenho uma câmera DSLR as fotos ficaram mais nítidas e iluminadas.
A dica fundamental é não ter pressa para produzir as fotos. Tente fazer suas fotos com o que você tem em casa, isso dará identidade para sua fotos e autenticidade única.
0 comments
Muito obrigada pela sua visita!
A sua interação é fundamental para o progresso do blog
Deixe seu comentário, responderei assim que possível :)