TIPOS DE PELE E SUAS CARACTERÍSTICAS
Oiiii gente, tudo bom? Espero que sim. Hoje vou dá inicio a uma série de postagens sobre a pele, tipos de pele, cuidados específicos e produtos que eu usei e deram certo. Esse assunto está me chamando bastante atenção nos últimos tempos por dois motivos, passei dos trinta e tenho tendência a ter acne, o que não é nada agradável. Durante muito tempo de minha vida abusei excessivamente da exposição ao sol, aos vinte não era ciente do estrago que o sol faz em nossa pele, não sabia como cuidar e nem me interessava em saber, pois naquela época o importante era está bronzeada. Hoje corro atrás do prejuízo e do sol. Foi pensando nisso tudo e para alertar o quanto é importante cuidar da nossa pele desde cedo, que tive a iniciativa de vir passar para meus leitores algumas informações que obtive durante essa minha luta pra descobrir como cuidar de minha pele e que tipo de pele eu tenho.
Falarei hoje sobre os tipos de pele, que é uma das dúvidas de muitas pessoas, eu mesma já tive essa dúvida. Então vamos lá.
O que caracteriza essa divisão de tipo de pele são alguns fatores:
- A quantidade de água, o que afeta o conforto e elasticidade da sua pele.
- Teor de lipídios (gordura), que afeta a suavidade da sua pele e nutrição.
- Nível de sensibilidade, o que afeta a tolerância da pele a determinadas substâncias.
Sabendo disso classificaram a pele em normal, oleosa, seca, mista e sensível. Vejamos a seguir as características de cada tipo de pele.
Normal
Este é o tipo de pele menos frequente dentre todos. Tem textura aveludada e é saudável. Seu grau de oleosidade é controlado, ou seja, não é muito seca nem muito oleosa. Neste tipo de pele, o aparecimento de espinhas e manchas é menor. O conteúdo de água e óleo da pele normal é equilibrado, e seus poros são poucos visíveis. Além do que ela não apresenta imperfeições e, sendo por isso, típica dos bebês e das crianças menores. Normalmente, a pele normal apresenta aspeto rosado e, não desenvolve espinhas nem manchas. Ou seja, é a pele sonho de qualquer pessoa.
Oleosa
A pele oleosa é conhecida por seu excesso de brilho, devido a uma maior produção de sebo. Neste tipo de pele, o aparecimento de acnes, parece (abertos ou fechados) e poros dilatados são mais frequentes. A pele oleosa pode ser causada pelo excesso de sol, dieta rica em alimentos gordurosos, estresse, alterações hormonais, e também por fatores genéticos.
Seca
É caracterizada por uma maior falta de óleo. A pele seca pode apresentar descamação e vermelhidão, falta de brilho, e tem os poros pouco visíveis normalmente. Neste tipo de pele, o aparecimento de pequenas rugas e fissuras pode ser mais comum. A pele seca pode ser causada por fatores ambientais (como o tempo frio, seco, vento, etc) e também por fatores genéticos. Banhos muito demorados com água quente podem favorecer o ressecamento da pele.
Mista
Este tipo de pele é muito frequente, pois é uma mistura da pele seca e da pele oleosa. Apresenta maior oleosidade e poros dilatados na chamada “zona T” (queixo, nariz e testa), e aspecto de pele seca ou normal no resto do rosto (bochechas e extremidades). Neste tipo de pele, o aparecimento de rugas finas e descamação são mais comuns, devido à sua espessura fina.
Pele Sensível
Este tipo de pele é supersensível, e pode ficar vermelha apenas ao encostar a mão ou aplicar algum produto. Geralmente afeta peles mais claras, e reage de forma excessiva aos estímulos internos e externos a que é submetida. Pode ocorrer sensação de coceira, vermelhidão, ardor, ressecamento, etc. Necessário sempre fazer um teste de sensibilidade antes.
Então, você conseguiu identificar seu tipo de pele? No próximo post dessa série irei falar sobre os cuidados para cada tipo de pele. Espero que tenha gostado, volte sempre e um bom dia pra você!!!
BJINHOS!!!!
0 comments
Muito obrigada pela sua visita!
A sua interação é fundamental para o progresso do blog
Deixe seu comentário, responderei assim que possível :)