Amanhã é domingo de Páscoa, dia em que os cristãos relembram a morte e ressurreição de Jesus Cristo, dia em que as famílias se reúnem para celebrar a vida.
A Páscoa lembra-me, acima de tudo, o maior dom de todos: o amor. É ele que faz com que nossa vida valha a pena, é o que torna a Páscoa verdadeiramente significativa, sem amor, a Páscoa não seria celebrada.
Essa é a nossa primeira Páscoa em Portugal, a primeira Páscoa do outro lado do oceano, por isso pesquisei bastante sobre as tradições do país, pois acredito ser extremamente importante o conhecimento cultural do local onde vivemos, para uma melhor adaptação. Citarei três tradições que descobri aqui.
1. Prato principal: Cabrito, cordeiro ou borrego - Na Páscoa, a tradição manda comer cordeiro assado no forno. Este costume pode variar consoante a região do país. Cabrito é a cria da cabra e do bode, já o cordeiro é a cria da ovelha e do carneiro e o borrego é um cordeiro entre 7 e 15 meses (confundi toda minha cabeça com isso). O cordeiro simboliza Jesus Cristo, filho e cordeiro de Deus, sacrificado em prol do rebanho. Aqui em casa irei preparar cabrito (mesmo contra minha vontade), é uma carne maravilhosa, muito boa mesmo, entretanto não gosto da ideia de comer os bichinhos bebés, sinto-me um pouco estranha com isso.
2. Oferecer prendas - Faz parte da tradição oferecer prendas aos afilhados, como amêndoas, dinheiro ou o Folar: que é um bolo de massa seca, com canela e erva-doce, ele representa um ritual de dádiva, solidariedade e convívio.
3. As casas são limpas minuciosamente para a visita do Compasso, que simboliza a entrada de Jesus Cristo no lar, com a bênção do padre que benze a casa e todos os que ali habitam.
Assim como no Natal, na Páscoa não será diferente, vou adaptar as tradições portuguesas. Vai ter cabrito, amêndoas, o folar, assim como, nosso tradicional bolo de chocolate, pudim de leite e ovos de Páscoa.
O mais importante da páscoa não é o material, não é o que comemos ou oferecemos, o mais importante na páscoa é a união entre a família, é a celebração do amor, é a felicidade de ter quem amamos por perto, e mesmo quem não estar perto físicamente, estar perto do coração.
O mais importante da páscoa não é o material, não é o que comemos ou oferecemos, o mais importante na páscoa é a união entre a família, é a celebração do amor, é a felicidade de ter quem amamos por perto, e mesmo quem não estar perto físicamente, estar perto do coração.
A Páscoa significa uma nova vida para nós, é a promessa que Deus nos renova em cada primavera. Por isso espero que esse clima de Páscoa encha os vossos corações com muita paz e alegria!
Feliz Páscoa!!
5 comments
Adorei conhecer o teu blog :) Boa Páscoa querida, segui-te *
ResponderEliminarthebrunettetofu.blogspot.pt
Obrigada querida!! beijinhos!!!
EliminarMuito obrigado minha querida :D Espero que tenhas tido um dia feliz e que, neste primeiro ano, te tenhas sentido logo parte integrante da comunidade! A Páscoa é das tradições mais sentidas em termos culturais e, por essa mesma razão, deve ser aproveitada nesse sentido!!
ResponderEliminarNEW TIPS POST | Thermal Water: YAY or NAY?!
Instagram ∫ Facebook Oficial Page ∫ Miguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D
Já me sinto parte integrante! Amo tua terra. rsrs. Me faz bem!! Beijinhos!!
EliminarEu achei bem estranho comer os bichinhos novos. Mas como pretendo morar em Portugal, é bom saber, certamente vou passar por isso também rs
ResponderEliminarMuito obrigada pela sua visita!
A sua interação é fundamental para o progresso do blog
Deixe seu comentário, responderei assim que possível :)